Oficializada somente em 1970, o Dia Internacional da Mulher para muitas pessoas nada mais é do que uma data comemorativa. Porém, por trás de toda a comemoração, o dia 08 de março é repleto de luta, superação e resiliência ao longo de milhares de anos.

A seguir, vamos falar tudo sobre o que você precisa saber sobre uma das datas mais importantes do ano. Vamos lá?

O que é o Dia Internacional da Mulher?

Embora seja uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher nada mais é do que uma representação histórica da luta das mulheres. Mas o dia 08 de março não representa o incêndio que aconteceu em uma fábrica nos Estados Unidos?

Calma! A verdadeira história por trás desse dia tão emblemático é um pouco diferente.

Origem

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a luta das mulheres por igualdade e respeito é centenária. No entanto, o primeiro relato de manifestações aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1909 em Nova Iorque.

Na época, as manifestações não eram contra o machismo ou o feminicídio, mas sim, sobre melhorar condições de trabalho.

Por mais que não seja divulgada, a primeira manifestação oficial das mulheres reuniu mais de 15 mil mulheres em prol do mesmo objetivo. Nos dias atuais parece pouco, porém, em 1909 foi uma grande afronta aos pensamentos da época.

Após o dia 26 de fevereiro de 1909, diversas outras manifestações foram realizadas ao redor do mundo. Porém, somente em 1911 que a história começou a tomar forma.

08 de março


Após a primeira grande manifestação, as mulheres do mundo todo começaram a reagir. Em 1911, por exemplo, diversos países do mundo passaram a se manifestar em diversas datas entre o mês de fevereiro e março.

Porém, o dia 08 de março só aconteceu oficialmente em 1917. Para quem conhece um pouco de história sabe que 1917 foi marcado pela grande crise mundial, pela fome e pela Primeira Guerra Mundial.

O resultado do dia 08 de março demorou para dar resultados, porém, após essa data a antiga União Soviética passou a adotar o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

E a história das operárias que foram mortas dentro da fábrica? Embora seja a história mais emblemática quando falamos sobre o Dia Internacional da Mulher, essa história é falsa!

Porém, embora o dia 08 de março de 1857 não tenha existido, uma história parecida ocorreu no dia 25 de março de 1911, também em Nova York. No entanto, além de verdadeira, essa segunda história vitimou cerca de 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens.

Por que o dia internacional da mulher é tão importante?

Mais de 100 anos depois, o Dia Internacional da Mulher continua sendo marcado por lutas. Sim! Existem centenas de motivos para a comemoração, porém, ainda existem muitas lutas pela frente.

Desde 1975, quando a ONU oficializou o dia 08 de março como o Dia da Mulher, muitos avanços aconteceram. Porém, no mundo, somente 47% das mulheres acima dos 15 anos estão empregadas. No caso dos homens este número supera os 76%.

Bom, esse é somente um, das dezenas de danos que representam a importância do Dia Internacional da Mulher somente no mercado de trabalho.

Porém, é notório que o problema vai muito além do trabalho, na maioria das vezes o problema está dentro de casa, dentro do Uber ou mesmo na própria família.

Ou seja, podemos afirmar que o dia 08 de março é o dia de comemoração das mulheres e o dia de reflexão para os homens.

Leave a Comment